Casas brasileiras: 4 residências construídas utilizando contêiners

Originalmente utilizados para o transporte de grandes cargas em embarcações, os contêiners apresentam como características uma estrutura de aço rígida e bastante resistente, a partir de uma variação em dimensões. No entanto, indo além do tradicional uso apenas como sistema para armazenamento e carregamentos, há alguns anos estas estruturas passaram a ser utilizadas como base para a construção de módulos comerciais e residenciais, uma vez que apresentam grande resistência, baixo custo, rapidez construtiva e sobretudo, sistema coligado a sustentabilidade, uma vez que são reutilizados. Pensando nisso e indo além da produção de casas estandardizadas, alguns arquitetos tem desenvolvido projetos residenciais a partir do reuso de contêiners enquanto módulos, empilhando ou unindo-os lateralmente, a partir do programa de necessidades de cada cliente.

Assim, como parte de nossa série de artigos Casas Brasileiras, apresentamos a seguir quatro projetos residências que tiram proveito da reutilização de contêiners como partido. Veja a seguir:

A Casa Suspensa / Casa Container Marília

Celso Mellani
Planta. Image

Casa Container Granja Viana / Container Box

Plínio Dondon
Planta. Image

Casa Conteiner RD / KS arquitetos

Marcelo Donadussi
Planta. Image

Casa Contêiner / Marilia Pellegrini Arquitetura

Ruy Teixeira
Planta. Image
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Casas brasileiras: 4 residências construídas utilizando contêiners" 28 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929147/casas-brasileiras-4-residencias-construidas-utilizando-conteiners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.